17/10/2014

CIDADANIA COMEÇA NA ESCOLA

O que é Cidadania:

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações,  permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (deputados e senadores), consolidou a democracia, após longos anos da ditadura militar no Brasil.



fonte: http://www.significados.com.br/cidadania/


Os alunos da Escola Loyola estão exercendo com afinco os seus deveres, como cidadãos, ao participarem da Gincana promovida pelas professoras dos 9ºs anos Nadiny e Janaina, com apoio de alguns estagiários de educação física da Univille. Uma das tarefas da gincana é arrecadar alimentos para confecção de cestas básicas com o objetivo de ajudar a quem precisa. O tema Cidadania está sendo trabalhado em sala de aula com os alunos.
A Ação está sendo um sucesso, com o apoio do alunos do 1º ao 5º ano, todas as turmas realizam  as tarefas e se divertiram também.






Um comentário:

  1. Parabéns á todos os envolvidos cidadania se faz na ação!
    Trabalho maravilhoso e mostra o quanto os professores são comprometidos com a educação dos alunos da Escola Loyola, diariamente pensando no aprendizado e motivação dos alunos, como também os alunos dispostos a viver essa experiência única!Parabéns.
    Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

    "Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

    Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
    Rubem Alves

    ResponderExcluir